twitter Pr Anderson Defabio

sábado, 11 de dezembro de 2010

Respondendo ao Chamado





Texto Base: Isaías 6:1-8


O chamado de Isaías iniciou "no ano em que morreu o rei Uzias" (Isaías 6:1). Era um momento de tristeza para Judá, porque Uzias "fez o que era reto aos olhos do Senhor" (II Crônicas 26:4), ele também preparou um exército para guerrear contra todos inimigos de Judá (II Crônicas 26:6-15), era muito querido, porque estabeleceu a paz e a segurança em Judá.
Isaias registrou os efeitos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos (II Crônicas 26:22). O profeta Isaías era íntimo do rei Uzias, a morte do rei era um momento muito triste para Isaías.
E é neste contexto de tristeza e desânimo, Isaías entra no templo e tem uma nova percepção do seu chamado.
Todo crente para executar o seu chamado com eficiência precisa perceber:


1. O CARÁTER DE DEUS:

DEUS É SOBERANO: "Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo" (v. 1). Isaías, em sua visão, viu Deus como um Monarca Soberano que tem o direito sobre tudo e sobre todos. A soberania de Deus é ilimitada, ele tem o controle de tudo, nada foge das suas mãos.
Todo crente deve perceber que Deus tem todo direito e nós temos apenas o dever de obedecer.

DEUS É DIGNO DE REVERÊNCIA: "Serafins estavam por cima dela, cada um tinha seis asas: Com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava" (V.2). A atitude dos Serafins mostra o respeito que eles tinha para com Deus.
Todo crente deve honra a Deus.

DEUS É SANTO: "E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é O SENHOR dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória" (V.3). Deus é 100% Santo, ele é totalmente justo, não há nenhuma possibilidade dele errar. Ele abomina o pecado.


2. A NATUREZA HUMANA:

A NATUREZA HUMANA É PECADORA: "Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Por sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, O Senhor dos Exércitos!" (V.5).
À medida que Isaías ia conhecendo o caráter de Deus, mais percebia a sua natureza pecadora que o incapacitava de proclamar para um povo também pecador. Ele e povo tinham pecado e careciam da glória de Deus, eles precisavam de perdão de Deus.
A NATUREZA HUMANA PRECISA DE PERDÃO: "Então um Serafim voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou os meus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado". (Vs. 6-7).
Isaías precisava do perdão de Deus para executar a sua missão de profeta. Ele precisa perceber o caráter de Deus em toda sua grandeza para que a sua natureza pecaminosa pudesse ficar em evidência.
Somente, depois que Isaías percebeu o perdão divino, pode responder o chamado de Deus: "Depois disto ouvi a voz do SENHOR que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" (V.8).


CONCLUSÃO:

Todo crente para executar o seu chamado com eficiência precisa: reconhecer o caráter de Deus, saber que é um pecador, ter a certeza do perdão de Deus e falar para Deus: "Eis-me aqui".

Nenhum comentário:

PR ANDERSON DEFABIO E PASTORA PRISCILA DEFABIO