twitter Pr Anderson Defabio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jefté um Héroi, quem sera o proximo ?



Jefté, que Homem!! Tinha tudo para ser um fracasso. Um filho de uma prostituta, que foi expulso de casa por ser bastardo, e acolhido por bandidos.
Como essa história fala comigo! Esgota todas as nossas desculpas de fracasso, leia um breve texto: Juízes 11:1-3 Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; Gileade gerara a Jefté. Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher. Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam.
Homem valente!
Quero atribuir o adjetivo “valente” não somente no sentido de coragem; e sim de VALOR. Jefté era um homem de valor, todo contexto que rodeou a biografia dele nos leva a pensar em um futuro de fracasso e derrotas. Alguém disse que uma vez que o sangue é nobre, não importa a condição da pessoa, é rei. Esse homem era nobre por excelência. Eu digo a você que está lendo este texto que em você existe o DNA da nobreza também, a Bíblia diz que nós somos herdeiros de Deus, e co-herdeiros em Cristo Jesus. Você é filho do Rei, faz parte da família real, e não importa onde ou como você está o que vale é o que está dentro, e está correndo em suas veias.
Porém
Uma palavra que destrói e tem a capacidade de desfazer qualquer qualidade atribuída à uma pessoa. Talvez você carrega um ou uns “poréns” na tua vida, são rótulos e títulos que a sociedade nos promove, como por exemplo; vagabundo(a), ladrão(a) feio, bonito, playboy, traficante, alcoólatra, pobre, rico, preto, branco, maconheiro, barrigudo, alto, baixo, inteligente, burro, patricinha, vadia etc. Com Jefté não era diferente, o texto diz ser ele um homem valente porém:
Filho de uma prostituta
Ouvi dizer que notórios homens que fizeram a diferença, em grande porcentagem eram como Jefté. Alguns filhos de prostitutas, outros criados debaixo da ponte, na rua, nas favelas, filhos de mães solteiras etc… e mais, 70% das riquezas de nossa nação estão nas mãos de pessoas emergentes. Homens e mulheres que saíram de uma condição simples, e prosperaram construindo história deixando um legado para seus filhos.
Sobre Jefté:
Jefté (hebraico./aramaico. יפתח Yiftach / Yipthaχ) é um personagem do Antigo Testamento que serviu como um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Juízes 12:7) entre a conquista de Canaã e o primeiro rei. Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Manassés. O nome de seu pai era Gileade.
Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade. Lá, algumas pessoas que se opunham aos amonitas colocaram-se sob o seu comando (Juízes 11:3). Quando Israel preparava-se para a guerra contra Amom, eles procuraram um homem indicado por Deus e foram até Jefté.
Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor, que caso ele retornasse para casa vitorioso, quem primeiro da porta de sua casa saísse ao seu encontro, esta pessoa seria oferecida em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu-lhe de casa ao seu encontro foi sua filha única. Está escrito que após muito lamentar ela morreu virgem (Juízes 11:39). (Juize 11:35) Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. (Juizes11:36) Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
É emocionante a história de Jefté, foi um grande homem de Deus, que fez história e hoje lembrado por nós como um HEROI DA FÉ. Hebreus 11:32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.
Jabez = Dor
A palavra diz que pelo motivo de uma gestação dolorida ele recebeu esse nome.
Pense comigo; ele quando criança, jovem, adolescente, adulto carregando essa marca por onde passava. Dor!
Imagino que Jabes não foi premiado em nascer por uma família privilegiada financeiramente, e somente pelo fato de ter um nome que tem por sinônimo A DOR, tinha ele motivos de sobra para não ser um homem notório como foi.
Leia o texto: 1 Crônicas 4:9,10
Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.
Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
* Sobre Crônicas,
Tenho consciência de que quando Deus se estende sobre alguém em sua Palavra, é porque este alguém fez algo que nos é precioso e que serve para nossa edificação. Tirando o Livro de Números, não creio haver na Palavra nada mais maçante que os primeiros 9 capítulos do livro de Crônicas. É uma lista com mais de 500 nomes. É genealogia pura. Haja vontade para ler!! Porém ao chegar a Jabez um breve comentário divino; “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos!”
Afinal de contas o que Jabes fez?
Ele orou.
Se a sua oração foi tão especial que mereceu uma quebra na seqüência expositiva, havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposição e dizer: “Este rapaz Jabez está muito acima do resto”. Qual o segredo de Jabez? Ele aparece em 3 versículos no meio de uma genealogia e nunca mais aparece. Obviamente o ponto de destaque é a sua oração. E o que ele orou?
• E me alargues as fronteiras
• Que seja comigo a Tua mão
• E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição .
E DEUS LHE CONCEDEU O QUE TINHA PEDIDO!!!
Bênção é uma palavra que vem do latim, benedictione, que significa: “favor divino, graça”.
No âmbito bíblico, significa o conceder de um favor sobrenatural.
Pv 10:22 diz: “A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações.”
Mt 7:7 – “Pedi e dar-se-vos-á”.
Tg 4:2 – “Nada tendes, porque não pedis.”
João 16:24 “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.
• E me alargues as fronteiras.
Não encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus “alarga minhas fronteiras”, ele pensava: “Eu não nasci para ter só isso”. Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades, dentro do propósito para o qual me concebestes, para que possa alcançar mais vidas para Tua glória, para fazer mais para Ti. Independentemente de quais sejam nossos dons, formação ou vocação, o chamado que recebemos de Deus é para realizar sua obra na terra. Quando nós determinamos o tamanho do território que Deus tem em mente para nós, é o resultado da seguinte equação: Minhas habilidades + Minha experiência + Meu treinamento + Minha personalidade + Meu passado = Território por mim reservado. Na matemática de Deus (Zc 4:6) esta equação se transforma em : Minha disposição + Minhas fraquezas + A vontade e o poder sobrenatural de Deus = Meu território preparado pelo meu Senhor. É quando você se entrega totalmente sob o senhorio de Deus, e se coloca no centro dos planos dele para este mundo, quando implora a Ele dizendo: “Senhor usa-me “! Dá-me um ministério para Ti, que os verdadeiros milagres se desencadeiam. É neste momento que os céus se abrem e a chuva serôdia cai sobre você, trazendo anjos, recursos, forças e as pessoas de que você precisa. Deus sempre intervêm quando você coloca as prioridades d’Ele acima das suas.
• Que seja comigo a Tua mão.
Depois de ousarmos pedir por mais bênçãos e por fronteiras mais amplas, muitos de nós vacilamos neste ponto de transformação espiritual. Recebemos bênçãos numa escala sem precedentes, mas de repente o vento que soprava parou. Desamparados, começamos a cair, sentimo-nos fracos, muito diferente de como um líder deve se sentir. Não conseguimos nos livrar da sensação de que somos a pessoa errada para este trabalho. Este sentimento significa exclusivamente que estamos na dependência total do Senhor Jesus. Observe que Jabez não começou sua oração pedindo que a mão de Deus estivesse com ele. Àquela altura, ele ainda não tinha consciência dessa necessidade. As coisas ainda estavam sob o seu controle. Mas quando suas fronteiras começaram a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começaram a se colocar diante dele, Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mão de Deus sobre si. As mãos de nosso Pai estão sempre estendidas quando dizemos; “Pai, faze isso por mim, pois não posso fazê-lo sozinho. É grande demais para mim”. E você sai dando o passo de fé, para fazer e dizer coisas que só poderiam vir das mãos de Deus. ( Jo 3:27) A mão do Senhor é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus. Js 4:24 Is 59:1 Ne 2:18 Sl 37:24 Jo 10:28 At 11:21 Ef 3:16 e 19.
• E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição.
É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos até dizer que ser abençoado é o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependência de Deus e nos deixar propensos a arrogância.
!!IMPORTANTE!!
Após um grande momento de sucesso, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez. ” E me preserves do mal” .
Enfim, Jabez tinha tudo para dar errado, e Deus Certo!!
E o mesmo acontecerá com você!!
Deus vai: Alargar tuas fronteiras, estar com a mão D’Ele sobre tua vida e te preservar do mal, de modo que não te sobrevenha aflição.

Nenhum comentário:

PR ANDERSON DEFABIO E PASTORA PRISCILA DEFABIO